19/03/2008

.: PESSOAL .: Mais um herói nerd que se vai

Aos 90 anos, morreu em sua casa no Sri Lanka o escritor britânico de ficção científica Arthur C.Clarke – cuja obra inspirou Stanley Kubrick na direção e no roteiro conjunto que ambos escreveram para o clássico “2001 – Uma Odisséia no Espaço”.

Embora controverso (alguns fãs de sci-fi simplesmente abominam a sua obra, que consideram formulaica e até meio monótona), Clarke era inegavelmente um visionário. Ou alguém esquece que, nos anos 40, ele anunciava que o homem chegaria à Lua? Tudo bem que ele foi generoso, e disse que o acontecimento se daria por volta do ano 2000, mas o fato é que aconteceu. E aqueles que o chamaram de louco tiveram que calar a boca quando Neil Armstrong deixou suas pegadas no solo lunar em 1969. Mais ou menos como se Julio Verne tivesse provado que o mundo intraterreno de “Viagem ao Centro da Terra” existe.

Ele não chegou a ver extraterrestres antes de morrer, como dizia que tanto desejava. Mas, pelo menos agora, vai saber o que se esconde do outro lado. Stephen King deve estar morrendo (no sentido metafórico, claro...) de inveja.


----------------------------------
Só para não dizerem que esqueci: também faleceu Anthony Minghella, diretor conhecido por seu trabalho em “O Paciente Inglês”, o oscarizado filme com Ralph Fiennes, e “O Talentoso Ripley”. Ele era presidente do British Film Institute. Minghella tinha 54 anos.

Nenhum comentário: