18/12/2008

.: MÚSICA .: Eu e Radiohead, Radiohead e eu

Quando postei, no Twitter, uma mensagem dizendo que não iria ao show do Radiohead, um amigo me escreveu, em particular, dizendo: “Imaginei que você não fosse. Nem combina ver um headbanger diante do palco de Thom Yorke”.

Ele não poderia estar mais enganado. Ninguém disse que não vou ao show porque não gosto do Radiohead. Pelo contrário, até. Vou bastante com a lata da banda – que, na minha opinião, é um dos melhores expoentes do rock britânico/indie rock/rock alternativo ou sei lá como os críticos gostam de chamá-los, colocando Coldplay e Oasis no bolso fácil.

Aliás, uma correção: ok, é verdade que escuto essencialmente hard rock e heavy metal. Mas isso não me exclui de ouvir outras coisas também. Gosto mesmo é de boa música, sem me preocupar com o estilo. No meu MP3 Player, toca muito rock. Mas também toca, vez por outra, blues, jazz, samba, MPB, uma pitada de música eletrônica (com parcimônia e sem gelo, por favor), trilhas sonoras de filmes e/ou seriados e/ou desenhos animados...e por aí vai. Não existe uma regra que proíba este nerdbanger de ouvir White Stripes ou The Fratellis, só para citar duas favoritas da NME e das quais gosto consideravelmente.

Na verdade, eu não vou ao show do Radiohead porque fiquei particularmente frustrado com o recente “In Rainbows”, o famoso disco do “quer pagar quanto?”. O álbum levantou uma série de importantes discussões sobre direitos autorais na era digital, tal e coisa, mas, no cerne do negócio, que é de fato a música e sua validade artística, não mostrou a que veio. Para mim, apesar de ter sido eleito a torto e a direito o melhor álbum do ano passado, “In Rainbows” é um rock básico e de volta às origens, tudo bem. Mas é rock básico repetitivo, anêmico, sem força, que não decola. Gosto muito mais das experimentações eletrônicas de “OK Computer”, numa boa.

Pois é. É por isso que não vou ao show do Radiohead. Agora vocês podem voltar para as suas vidas. Especialmente você, Chris Martin.

3 comentários:

Dimebag disse...

Radiohead melhor que Oasis? Nunca.Radiohead tá no mesmo nível de Coldplay: uma porcaria.Oasis humilha as duas juntas.

Priscilla disse...

mentira!!! vc não vai ao show pq vc vai no meu casamentoooo!!! =)
bjs

Anônimo disse...

Sempre achei o Oasis uma banda mediana... sem falar nos comentários ´modestíssimos´ dos irmãos ´gogó´. O Radiohead tem grande importância no cenário musical, acredito que o Coldplay pode alcançá-los um dia, pois é outra grande banda. Sempre que discuto sobre rock, eu penso ´banda de rock só existiu uma chamada Pink Floyd´, ouça On an Island, do disco solo do David Gilmour.