28/07/2009

.: CINEMA .: Trovão Tropical (DVD)

Uma pena que esta deliciosa comédia dirigida por Ben Stiller tenha passado quase em branco pelos nossos cinemas - detectada pela crítica, mas ignorada pelo grande público. Talvez o formato DVD dê uma nova e merecida a chance a "Trovão Tropical", uma inteligente sátira sobre os bastidores da indústria cinematográfica de Hollywood.


Misturando e revirando todos os clichês, Stiller conta a história de um ator de filmes de ação (vivido por ele mesmo), um astro de comédias de gosto duvidoso (interpretado por Jack Black) e um pragmático vencedor do Oscar (Robert Downey Jr., genial) estrelando um filme sobre uma missão suicida na #edit Guerra do Vietnã. O caso é que, graças ao autor do livro que eles estão adaptando, o genioso diretor inglês tem um surto e resolve levar o elenco principal para uma selva distante de seu set, onde eles serão gravados no meio do mato por câmeras escondidas, sem estrelismos ou qualquer sinal de conforto. Em busca desta interpretação "naturalista" (alguém lembrou do Dogma europeu?), ele acaba jogando os astros na trilha de uma quadrilha oriental de produção de heroína, que acredita que eles sejam realmente do exército ianque. Confusão mais do que armada.

Estão lá a questão da adoção de crianças estrangeiras para promoção, do ator de filmes pipoca que quer ser reconhecido por seu talento em dramas feitos especialmente para o Oscar, do intérprete dramático que se acha acima de todos, dos vícios em drogas correntes nos bastidores do cinema, do jovem rapper que resolve enveredar pelo lado do cinema, do agente que faz as maiores loucuras para cumprir as ordens da estrela contratante...Tudo perfeitamente reconhecível, provando que pelo menos uma parte desta máquina de fazer magia cinematográfica sabe rir de si mesma.

Destaque para as divertidas participações especiais de Tobey Maguire, Matthew McConaughey, Nick Nolte e, claro, de Tom Cruise - que sai da zona de conforto para viver um diretor de estúdio careca, gordinho e muito mal-educado, responsável por uma memorável cena final de dança. Downey Jr., curiosamente indicado ao Oscar por esta performance, também dá um show à parte como o ator que vai ao extremo para interpretar um negro e acaba tingindo a própria pele, entrando de cabeça no personagem. Não tem preço vê-lo falando com um sotaque forçado do Bronx: "Eu só saio do personagem quando acabam os comentários do DVD". Perfeito!

Um comentário:

Igor José P.G.G. da Silva disse...

Só uma coisinha: o filme que eles tão fazendo em "Trovão Tropical" na verdade se passa na Guerra do Vietnã, não na Segunda Guerra Mundial.

Trovão Tropical é HILÁRIO!