27/07/2009

.: MONDO NERD .: Resumão da Comic Con 2009

Na última semana, a cidade de San Diego reuniu milhares de nerds de todas as partes do planeta no já tradicional evento da Comic Con, que começou em 1970 como uma reunião de fãs de quadrinhos e hoje em dia é um dos momentos mais importantes para a cultura pop no ano. É durante a Comic Con que os grandes estúdios anunciam novidades, escalações de elenco, novos trailers, pôsteres e fazem a alegria de quem gosta de grandes blockbusters e séries de TV. Para que o leitor do “Observatório Nerd” não fique de fora de tudo que rolou mas também não precise perder horas lendo todos os sites especializados do universo, fiz um apanhado geral das notícias do evento – com os respectivos links para que você possa ter mais informações, caso se interesse. Entre de cabeça:


* Considerado o Oscar das HQs, o Eisner Awards anunciou os vencedores de sua edição 2009 na Comic Con. “All Star Superman”, de Grant Morrison e Frank Quitely, levou como “melhor série contínua” – mas foi a Dark Horse que ficou com mais categorias, faturando oito estatuetas. O brasileiro Gabriel Bá perdeu para Guy Davis (BPRD) como “melhor desenhista” e para James Jean (Fables, The Umbrella Academy) como “melhor capista”. Veja a lista completa de ganhadores.

* Por falar em Bá, ele e o irmão Fábio Moon estiveram presentes no painel do selo Vertigo, da DC, apresentando as primeiras páginas de Daytripper. A história da minissérie, que se passa no Brasil, trata das mudanças na vida do filho de um grande escritor nacional (Bento Ribeiro, filho do João Ubaldo Ribeiro?).

* No mesmo painel, a editora anunciou ainda “Return to Perdition”, segunda continuação de Estrada para a Perdição, com roteiro de Max Allan Collins e desenhos de Terry Beatty.

* Ainda sobre Bá: a Dark Horse anunciou a terceira minissérie de “Umbrella Academy”, sua bem-sucedida parceria com o músico Gerard Way, do My Chemical Romance. O nome é Umbrella Academy: Hotel Oblivion.

* Depois da saga “The Blackest Night”, olha quem vai integrar a nova formação da Liga da Justiça: Hal Jordan, Dick Grayson (que, como bem se sabe, é o novo Batman), Tróia e Mon-El. Mas hein? Olha só esta imagem desenhada pelo Mark Bagley. “No momento, eu não acho que a equipe seja tudo o que pode ser. Eu quero a equipe grande novamente”, disse o roteirista James Robinson.

* A série Sociedade da Justiça deve sofrer uma divisão. Bill Willingham e Matthew Sturges, que chegam para substituir Geoff Johns nos roteiros, farão um arco ao final do qual possivelmente teremos a equipe se dividindo em duas, cada uma ficando com sua própria série.

* Rufem os tambores: acabou a pendenga judicial e, depois de quase 20 anos, finalmente veremos uma republicação da genial série Miracleman. Quem vai levar o trabalho primoroso de Alan Moore de volta às bancas é a Marvel Comics – que, obviamente, vai voltar a chamá-lo de Marvelman, nome que tinha sido abolido para evitar comparações ainda maiores com o Capitão Marvel. A editora comprou os direitos da série, e pode ainda produzir nova histórias com o personagem que, de mero plágio do Shazam na década de 50, transformou-se numa desconstrução do mito do super-herói na década de 80, cortesia de Moore.

* Sobre os X-Men, anunciou-se que o Magneto vai voltar (JURA?) e que o crossover “Necrosha”, reunindo os títulos “X-Force”, “New Mutants” e “X-Men Legacy”, será sobre a feiticeira Selene ressuscitando os 16 milhões de habitantes da ilha mutante de Genosha, mortos na saga “E de Extinção”. Holy crap.

* Segundo o editor-chefe Joe Quesada, até o final do ano devemos ter a história do Homem-Aranha que dá mais detalhes sobre a zona cronológica que "Um Dia a Mais" causou. Odin nos proteja.

* Charles Huston, o mesmo que revitalizou o Cavaleiro da Lua, fará um revamp do cirbogue matador Deathlok, com uma minissérie dentro da linha Marvel Max.

* No painel da Marvel, foi bacana ver que, ao questionarem a platéia sobre qual Capitão América preferiam, os editores descobriram que a galera votou mais em Bucky Barnes do que em Steve Rogers – que vai ressuscitar em breve. Tsc, tsc, Joe Quesada.

* No gibi Incredible Hulk, teremos Bruce Banner – que, segundo a última edição, a de número 600, nunca mais vai se transformar no Golias Verde - atuando ao lado do filho Skaar, enquanto o Hulk Vermelho será o protagonista de Hulk, com direito até a uma Mulher-Hulk vermelha. Vejamos até quando dura esta bagunça...

* Fora do eixo Marvel-DC, a grande novidade é que Jeff Smith voltará a desenhar histórias inéditas de Bone. Inicialmente, ele colabora com o escritor Tom Sniegoski em “Bone: Tall Tales” e depois na trilogia “The Quest for the Spark” – esta última, continuação das histórias dos primos Bone e que será lançada entre o segundo semestre de 2010 e a metade de 2011.

* Image United. Este é o nome da minissérie que, enfim, começará a ser lançada em novembro. Os roteiros são de Robert “Zumbi” Kirkman e a arte é de Todd McFarlane, Rob Liefeld, Marc Silvestri, Erik Larsen, Jim Valentino e Whilce Portacio – ou seja, os principais criadores da Image, lá na década de 90. Os personagens, claro, serão nomes como Witchblade, Spawn, Savage Dragon (master!) e os mortos-vivos de Kirkman, evidentemente.

* Com a participação do roteirista Warren Ellis, a Marvel Animation mostrou teasers da nova série Marvel Anime - produção em parceria com o conceituado estúdio japonês Madhouse (Death Note, Vampire Hunter D, Trigun). Assista!

* Ah, sim: a saga Planet Hulk vai virar um longa de animação, a ser lançado direto em DVD em fevereiro de 2010.

* Na segunda temporada de Star Wars: A Guerra dos Clones, série animada que fica cronologicamente entre os episódios II e III, muito possivelmente teremos a aparição de um jovem Han Solo.

* A 21ª temporada de Os Simpsons terá as participações especiais de Seth Rogen, Sarah Silverman e Anne Hathaway. O episódio de abertura da temporada, aliás, será um especial de duas horas comemorando as suas décadas da série – com um documentário e um episódio especial na sequência. E o criador Matt Groening descartou qualquer hipótese de um final da série.

* No primeiro pôster de Jonah Hex, transposição para os cinemas do bizarro caubói desfigurado da DC, quem chama atenção de fato é Megan Fox - confira! O personagem vai ganhar ainda um curta-metragem animado, que muito provavelmente estará nos extras do DVD.

* No painel do filme “The Book of Eli”, o ator Gary Oldman soltou a língua e falou que, no ano que vem, começam as filmagens do terceiro filme de Batman, dirigido por Christopher Nolan. Estaria ele apenas jogando um verde?

* O diretor russo Timur Bekmambetov confirmou que, apesar do que aconteceu com a personagem de Angelina Jolie em “O Procurado”, ela muito provavelmente estará de volta em O Procurado 2. É bom que os roteiristas sejam BEM criativos.

* Com arte do próprio Jock, foi revelado o primeiro pôster da adaptação para os cinemas de The Losers, gibi da linha adulta Vertigo da DC Comics. Veja só!

* O ator Seth Rogen mostrou o Black Beauty, carro do herói Besouro Verde, que ele mesmo interpretará na adaptação para os cinemas da série de TV clássica. Veja! A mocinha será Cameron Diaz e o vilão ficará a cargo de Nicolas Cage – que, agora que começou a fazer papéis em filmes de herói, não deve parar por nada neste mundo!

* Ninjas + produção dos irmãos Wachowski = Ninja Assassin, que teve pôster e trailer divulgados na Comic Con. Assista!

* A Disney mostrou as primeiras artes conceituais de Tron 2.0, continuação do clássico de ficção científica que fez a cabeça da molecada na década de 80. Confira! Em tempo: a trilha vai ser assinada pelo duo eletrônico Daft Punk. Nada mais apropriado.

* Na primeira vez em que participa de um painel na Comic Con, o diretor Tim Burton chega para apresentar seu filme Alice no País das Maravilhas. E ainda com teaser. Assista!

* James “Titanic” Cameron não perderia a chance de mostrar um pouco de seu Avatar num evento como este – devidamente acompanhado dos atores Sigourney Weaver, Zoë Saldana e Stephen Lang. Trata-se de um épico de ficção científica rodado digitalmente e que marca o retorno de Cameron às telonas desde o filme daquele navio gigantesco que afunda. No site Movieweb, é possível assistir ao painel inteirinho, na íntegra: Vai fundo! Ah, sim: o site oficial do filme também foi lançado. Acesse!

* Mas é claro que um dos grandes momentos da feira foi a apresentação de Homem de Ferro 2. O clipe, que mostra um papo entre Tony Stark (Robert Downey Jr.) e Nick Fury (Samuel L.Jackson) e ainda o vilão Chicote Negro (Mickey Rourke) e a armadura Máquina de Combate em ação levou os fãs ao delírio. No estande da Marvel Studios, ainda dava para ver uma imagem da armadura Mark IV de Stark (olha aê).

* Downey Jr. ainda esteve em outro painel, sobre Sherlock Holmes, para falar sobre seu papel como o clássico detetive nesta adaptação do diretor Guy Ritchie para a HQ de Lionel Wigram. O site oficial do filme foi, inclusive, lançado por lá: Acesse!

* Outra apresentação que fez a cabeça dos fãs foi a da adaptação para os cinemas do gibi Kick Ass. Os trechos do filme levaram a galera à loucura – por mais que o roteirista Mark Millar e o diretor Matthew Vaughn tenham garantido que o filme realizado de forma independente, ainda não tenha distribuição garantida e/ou data de estréia confirmada. Veja o pôster desenhado por John Romita Jr.

* É oficial: teremos Jogos Mortais VII (virgemaria!), cujas filmagens começam em janeiro de 2010. E se você não ficou de saco cheio ainda, confira o teaser de Jogos Mortais VI. Façam a Lionsgate parar!

* Outra continuação confirmada é Piratas do Caribe 4, cujas filmagens começam em abril ou maio do ano que vem, com lançamento previsto para 2011 – como o possível primeiro filme de uma nova trilogia.

* O diretor Len Wiseman descartou a hipótese de que The Rock faça parte do elenco de Gears of War, adaptação para os cinemas do jogo de videogame. O motivo? Não querem uma conexão direta com uma certa bomba chamada “Doom”...

* E a própria Sigourney Weaver descartou uma possível participação no possível filme Caça-Fantasmas 3...

* Em compensação, confirmou-se o boato de que Michael Keaton fará uma das vozes de Toy Story 3.

* Samuel L.Jackson e Charlize Theron foram anunciados como vozes especiais no elenco de dubladores de Astro Boy, reinvenção do clássico mangá de Osamu Tezuka.

* Má notícia: Robert Englund não fará nem uma mísera ponta em A Hora do Pesadelo, reboot da série que coloca Jackie Earle Harley (o Rorschach de “Watchmen”) no seu lugar como o psicótico Freddy Krueger.

* Que tal assistir a quatro minutos da delirante animação 9, produzida por Tim Burton? Faça o favor de clicar aqui, então.

* Recebendo jornalistas internacionais para falar sobre a ficção científica “Distrito 9”, que está produzindo, o diretor Peter Jackson não conseguiu escapar das perguntas sobre O Hobbit, é claro. "Acordamos de manhã e trabalhamos no texto durante várias horas, afinal, temos que entregar o roteiro em três semanas para o estúdio. Três ou quatro semanas para que ele fique pronto. Precisamos mostrar isso porque o filme nem recebeu o sinal verde para começar ainda...”, disse ele. Sobre os atores, disse: “Não oferecemos papel algum ainda. Antes temos que ter o roteiro. Atores e agentes precisam ter os roteiros antes de se comprometerem”. E sobre a relação com o diretor Guillermo Del Toro: “Ele terá liberdade total. A única coisa que será minha ali é o roteiro - que está caminhando bem. (...) Não faria o menor sentido trazer Guillermo para copiar o que eu fiz. Toda a ideia de ter um cineasta diferente é justamente levar novidade para o projeto”. Leia Mais!

* Os fãs filmaram o painel que falava sobre a oitava temporada de 24 Horas - incluindo o vídeo promocional inédito, que logo caiu na internet. Ah, vá! Assista!

* Aproveitando, também rolou trailer da próxima parte da segunda temporada de True Blood. Assista!

* O painel da série Heroes não trouxe muitas novidades sobre a quarta temporada, batizada de “Redemption”. De acordo com os amigos do Judão, a idéia agora é que o governo não precisa caçar pessoas com habilidades especiais e assim acompanharemos heróis e vilões buscando uma vida normal: Parkman por exemplo está de volta à polícia, enquanto Claire inicia uma nova fase de sua vida na faculdade. O novo vilão será Samuel, vivido por Robert Kneeper (de “Prison Break”). E o ator-dublê Ray Park (mais conhecido como Darth Maul da nova trilogia de “Star Wars”) também entra no elenco como um sujeito que tem supervelocidade. Leia Mais!

* No painel de Smallville, a Warner apresentou o uniforme que Clark Kent usará na série, uma versão sombria e com um sobretudo de couro (não, nada de capa ainda). O vilão Metallo vai aparecer, assim como a Sociedade da Justiça da América, em episódio escrito pelo próprio Geoff Johns (que escreve o título nos gibis).

* E com a última temporada de Lost chegando, você imagina o quanto não foi aguardado este painel da série. E você bem pode imaginar que os produtores e o elenco, por mais simpáticos que tenham sido, revelaram quase nada sobre este ano que começa em 2010 – isso, é claro, se não levarmos em consideração os vídeos que promocionais que dão a nítida impressão de que Jack conseguiu, com a bomba, apagar a história destas cinco temporadas e começar do zero (veja!). Além de uma ótima piada com “Heroes”, eles mostraram um vídeo especial em homenagem a todos os personagens mortos do programa. Quando as luzes se acenderam, Dominic Monaghan, que interpreta o roqueiro Charlie, estava misteriosamente na mesa. Bingo.

Nenhum comentário: