25/07/2009

.: TELEVISÃO .: Ben 10: Força Alienígena

Quando a série original de "Ben 10" estreou no Cartoon Network, foi sucesso imediato, uma febre entre os meninos comparável ao que foi o fenômeno das "Meninas Superpoderosas" para as garotas. Aqui no Brasil, por exemplo, qualquer moleque entre 5 e 10 anos sabe bem dizer quem é o tal Ben Tennyson e quais são os alienígenas nos quais ele se transforma. Mas é preciso confessar que os marmanjos como eu (que, neste dia 25/7, completo 30 anos) também se encantaram pelas muitas referências quadrinísticas do desenho - tantas quantas as referências à linguagem dos animes que podemos enxergar em "Meninas Superpoderosas". Pudera: "Ben 10" é criação de um coletivo chamado Man of Action, formado por Joe Kelly, Duncan Rouleau, Joe Casey e Steven T. Seagle. Sim, eles mesmos, um quarteto de escritores de HQs conhecido por seu trabalho na DC Comics. Alerta nerd máximo.

Este ano, o Cartoon Network brasileiro começou a exibir a continuação de "Ben 10". Batizada de "Ben 10: Força Alienígena", a série animada mostra Ben cinco anos depois, agora adolescente, combatendo novas ameaças espaciais/sobrenaturais com seus novos poderes aliens e tentando descobrir o paradeiro de seu avô Max. E tudo com produção executiva de Glen Murakami, responsável por grande parte dos desenhos animados de personagens da DC, incluindo o excelente "Liga da Justiça Sem Limites".

Com estas credenciais, é necessário dizer que precisamos urgentemente deixar o preconceito idiota de lado. Esqueça o papo de "ah, isso é desenho para criança". Pura bobagem. "Ben 10: Força Alienígena" é uma delícia, mais sombrio e cheio de ação que seu predecessor, lembrando o estilão "desafiadores do desconhecido" de clássicos da Hanna Barbera como "Jonny Quest" e "Herculóides", além de gibis como "Quarteto Fantástico" e "Patrulha do Destino". Até o visual, meio quadradão, tem um ar retrô que remete imediatamente ao traço de Jack Kirby. Altamente recomendado. Se você conseguir assistir ao bloco de programação do sábado, que ainda traz "O Espetacular Homem-Aranha" e "Sábados Secretos", outra incrível produção original do canal que tem tudo e mais um pouco de Lee/Kirby, vai ter boas horas de diversão garantida. Praticamente um gibi da década de 60 animado.

2 comentários:

Kevin 11 disse...

Eu odeio o Ben 10. E aquele avô dele também. Mas a Gwen eu levava pra casa. Depois de grande, claro.

Igor José P.G.G. da Silva disse...

Ah, Alien Force...Se eu te disser que eu prefiro assistir C.S.I. Miami do que ver essa série, você tem uma certa idéia do que eu acho disso...