16/09/2009

.: CINEMA .: Queremos ver "Distrito 9"!

Já tinha visto o trailer na internet - e, diacho, não tinha me convencido nem um pouco. Mas na sessão 3D de "Up", pude dar uma nova chance ao vídeo promocional de "Avatar", desta vez em tela grande e com efeitos tridemensionais. Nada. James Cameron que me perdoe, mas a tão falada superprodução que marca o seu retorno aos cinemas me parece muito mais um épico genérico de fantasia do que uma ficção científica, como vem sendo vendida. O que me parece uma ficção científica das boas, boas mesmo, com grande potencial para entrar no hall dos melhores filmes do ano, é Distrito 9, isso sim.

Com direção de Neill Blomkamp e produção de ninguém menos do que Peter "Senhor dos Anéis" Jackson, "Distrito 9" fala sobre uma frota de alienígenas que chega à Terra. Mas, assim como "Cloverfield" ofereceu uma abordagem completamente inusitada aos filmes de monstros gigantes, Blomkamp foge do óbvio ao mostrar os recém-chegados do espaço como refugiados. Isso mesmo. Na década de 90, os humanos recebem de braços abertos, sobre a cidade de Johannesburgo, na África de Sul (sim, os ETs não escolheram Nova York desta vez!), uma gigantesca espaçonave com uma população alien em busca de abrigo.

Vinte anos depois, a situação mudou radicalmente. O campo no qual foram alocados, o chamado Distrito 9, transformou-se em um gueto militarizado e miserável, no qual estes seres são confinados e tratados com desprezo e preconceito. Em 2010, uma megacorporação armamentista tem seus próprios planos para as defesas dos extraterrestres, buscando construir armas com a tecnologia de fora do planeta. E quando Wikus van der Merwe (Sharlto Copley), agente no comando da operação, descubre a situação desumana na qual vivem estas criaturas, acaba colocando a si mesmo em risco ao executar um plano inesperado, envolvendo um misterioso vírus.

A premissa do filme é toda baseada em "Alive in Joburg", um curta-metragem dirigido pelo próprio Blomkamp e lançado em 2005. Com uma produção que lembra um documentário, "Alive in Joburg" fala sobre a interação social entre os aliens e os habitantes da capital sul-africana - onde o diretor passou a maior parte de sua infãncia durante o apartheid (sacou a referência?). Faça o favor de assistir ao trailer:



Lembrando que "Distrito 9" estreia nos cinemas brasileiros dia 30 de outubro. Tô dentro.

Um comentário:

Mitocôndrio disse...

Ainda quero tentar dar uma chance ao Avatar...