21/10/2009

.: CINEMA .: DVD .: Lanterna Verde: Primeiro Voo

Mais um da série de longas animados lançados diretamente para DVD e estrelados por personagens da DC Comics, Lanterna Verde: Primeiro Voo (agora sem acento, graças à reforma ortográfica) não chega a ser maravilhoso, um deleite para os fãs que já conhecem um pouco mais a fundo o personagem. Mas também não chega a comprometer. É bem divertido e, cá entre nós, muito melhor do que a média dos últimos lançamentos da Marvel para este formato - basta assistir a qualquer um dos dois volumes de "Ultimate Avengers" pra saber do que eu estou falando.

Como o título já entrega, "Lanterna Verde: Primeiro Voo" é uma história de origem. Mostra como Abin Sur chegou à Terra e entregou o anel para o piloto de testes Hal Jordan, sua primeira visita aos Guardiões no planeta Oa, as primeiras utilizações do potencial energético do anel, a traição de Sinestro...Trata-se de um ponto de partida ideal para quem está começando a se familiarizar com o herói e toda a sua mitologia.

Mas este que vos escreve, particularmente, achou que o filme acaba levando a história de maneira rápida e um tanto rasteira demais para o que se espera de uma produção de Bruce Timm, problema de timing mesmo. Isso faz com que o roteiro acabe cometendo dois pecados: o primeiro deles é ignorar completamente a faceta Hal Jordan. O pouco que se sabe sobre a vida do sujeito e sua real personalidade na Terra fica restrito aos primeiros cinco minutos de filme. A coitada da Carol mal dá as caras. O restante da produção mostra o camarada já mascarado e já agindo como herói, viajando pelo espaço. Fica difícil entender efetivamente porque catso o anel o escolheu como sucessor de Abin Sur, quem é aquele humano que se transforma no patrulheiro da Terra.
O outro pecado é correr demais na trama e não mostrar Jordan em treinamento de fato, acostumando-se a utilizar o artefato esmeralda e espantando-se, como seria normal, com toda a situação bizarra a qual está sendo submetido de uma única vez. Do nada, como num passe de mágica, ele já domina totalmente a sua força de vontade e já está voando e utilizando um comunicador verde para falar com a Carol. Fica a dica para a equipe de produção do vindouro filme live-action, com Ryan Reynolds no papel principal.

Interessante, porém, é perceber que este Hal Jordan animado faz utilização bastante criativa dos poderes do anel, destacando-se dos demais. Que raça alienígena além da terrestre poderia pensar em criar uma cadeira para dar uma porretada por trás no inimigo? A animação, com pequenos toques de anime, até que funciona bem - embora eu preferisse um design de personagens menos bruto, com tantos músculos, e um pouco mais esguio e sutil.

No fim das contas, o saldo é positivo. E não dá para negar que quem gosta do herói vai ficar emocionado ao ver o momento especial para o qual foi reservado a declaração do juramento dos Lanternas Verdes.

PS: Como Michael Madsen (Kilowog), Tricia Helfer (Boodikka) e Kurtwood Smith (Kanjar Ro) estão entre os dubladores originais, resolvi assistir ao filme legendado. E preciso dizer que a edição nacional do DVD tem problemas sérios de legenda. Valia uma boa revisão e consulta aos especialistas disponíveis no Brasil (vide a Panini Comics, por exemplo) antes de soltar o produto no mercado. Porque não é preciso ser gênio para saber que Green Lantern Corps é a "Tropa dos Lanternas Verdes" e não o "Corpo dos Lanternas Verdes", certo? E que aqueles pequenos homens azuis são Guardiões e não "Guardiãs", ok?

3 comentários:

Anônimo disse...

Prefiro baixar antes de comprar, só pra garantir...

Anônimo disse...

You'll find relief quickly, but recall to continue using it until you happen to be without symptoms- then you can back off a bit. Low back soreness is often a common musculoskeletal disorder which affects the lumbar segment with the spine.

My homepage :: stageslink.com

Anônimo disse...

Tailbone ache is actually a problem that physicians classify as 'the lowest form of back pain'.
The recommended chair height is one-third with the person's height with all the desk height one-half.

Here is my page; inversion table review