29/03/2010

.: CINEMA .: Como Treinar Seu Dragão

A sinopse tinha "vikings" e "dragões" lado a lado. Coloque as duas palavras juntas numa mesma frase e a possibilidade de dar errado é mínima, não importa se estamos falando de um filme, uma animação ou um disco de heavy metal. Pode até ser um disco da Lady Gaga. Se for sobre vikings e dragões, deve ser legal. Fácil. Então, o longa animado "Como Treinar Seu Dragão", da Dreamworks, já estava com meio caminho andado pela vitória total. Um vilarejo de caçadores vikings de dragões, com espadas, machados, martelos. Martelos, caramba. Hell, yeah!

Mas a película vai além. Tem um timing primoroso de narrativa (a seqüência do treinamento propriamente dito é fantástica) e também de humor. Tem um timaço de personagens carismáticos e que funcionam muito bem juntos, sejam eles protagonistas ou coadjuvantes - como os colegas de aula do nosso aspirante a viking. Tem uma animação impressionante - basta ver as cenas de vôo de Soluço nas costas de Banguela (sim, estes são os nomes dos personagens, catso!) ou a impressionante batalha final, cujos detalhes eu não vou dar para evitar entrar em spoilers, mas devo dizer que me tirou o fôlego.

Tá, tá, tá bom, a trama segue por um caminho-padrão, que você bem sabe que é clichê simplesmente ao olhar para o pôster. Uma coisa do tipo "garoto rejeitado pelo pai e pelos iguais encontra seu caminho, que é completamente diferente daquele que estava destinado a ser". Mas dá certo. Porque é um clichê bem conduzido, de maneira talentosa e delicada. Como sempre dizíamos n'A ARCA: feijão com arroz? Sim. Mas com um temperinho caseiro. E isso já basta por aqui.

Destaque especial para o design gráfico dos dragões, desenvolvidos de maneira a fugir do óbvio, daquele que a gente vê sempre na cultura pop. O dragão principal da história, este que você vê bem aí ao lado, consegur ir do modo "fofura" para o modo "assustador" em um piscar de olhos. E juro que nem vou entrar no mérito das dezenas de pequenas citações obrigatórias para jogadores de RPG, como o gordinho que sabe as estatísticas de todos os dragões ou o livro de criaturas que tem todo o jeitão de biblioteca básica de D&D. Porque aí já ia ser nerd demais, não é mesmo? :-)

Como Treinar Seu Dragão (How to Train Your Dragon, 2010)
Direção: Dean DeBlois e Chris Sanders
Com as vozes de: Jay Baruchel, Gerard Butler, Craig Ferguson, America Ferrera, Jonah Hill, Christopher Mintz-Plasse

Nenhum comentário: