14/04/2010

.: CINEMA .: Filmes do Capeta

-------------------------------------------------------------

* Matéria publicada originalmente no site A ARCA para comemorar o dia 6/6/6. Fiz algumas poucas edições no texto original, apenas para poder encaixar aqui.
-------------------------------------------------------------

"Please allow me to introduce myself / I'm a man of wealth and taste / I've been around for a long, long year / Stole many a man's soul and faith"
- Sympathy For The Devil (Rolling Stones)

Lúcifer, Satanás, Belzebu, Satã, Asmodeu, Mefistófeles, Demônio, A Besta, Príncipe das Trevas, Pai da Mentira, O Inimigo, Anjo Caído, Serpente, O Acusador, Coisa Ruim, Pé Preto, Tinhoso, Pé de Bode, O Cão, Enxofrado, Cramulhão... Os nomes são muitos. Alguns, até utilizados de maneira incorreta pela cultura popular - já que, de acordo com o moderno estudo das entidades demoníacas, Belzebu, Asmodeu e Mefistófeles tratar-se-iam de seres diferentes. No entanto, denominações à parte, o fato é que a figura do Diabo causa ao mesmo tempo repulsa e atração ao ser humano há milhares de anos. Principal antagonista dos planos divinos, lorde do inferno e mestre das tentações, ele também colocaria sua cara amaldiçoada no cinema. Com ou sem chifres e pés de bode, não importa. O sujeito está lá, cada vez mais sacana e malévolo. E sempre com aquele cheirinho de enxofre.

Em homenagem a este simbólico dia 06/06/06 - que remete ao já clássico "número da besta", 666 - nós fizemos uma compilação de filmes nos quais Lúcifer é destaque absoluto. Excelentes, bons, médios e até ruins. O inferno é o limite. Pegue o seu terço, reze um "pai nosso", faça o sinal da cruz e prepare-se...porque ELE vem aí!

::: FAUSTO (Faust)
Ano: 1926
Intérprete: Emil Jannings
O que diabos? Depois da obra-prima "Nosferatu", com Max Schreck, o genial diretor alemão F.W.Murnau transformaria Jannings no diabólico Mephisto da obra homônima do escritor Johann Wolfgang Goethe. É ele quem vai desafiar Deus pela alma do estudioso Fausto - tentando-o a retornar à juventude em troca de uma passagem direta para o fogo do inferno. Tudo por causa de uma paixão.
Nível Satânico: 70%
Citação Demoníaca: É um filme mudo. Diabos.

::: A LENDA (Legend)
Ano:
1985
Intérprete: Tim Curry
O que diabos? O Senhor das Trevas de Curry pode não ser ipsi-literis o demônio bíblico, mas ele é a personificação do mal nesta aventura fantástica de Ridley Scott, que marca o primeiro papel de destaque do astro de Tom Cruise. E reparem na pele vermelha e nos enormes e protuberantes chifres do sujeito (Curry, não Cruise). Na história, o Senhor das Trevas quer trazer a noite eterna para o reino mágico destruindo um por um todos os unicórnios. Agora, troque "noite" por "danação", "reino mágico" por "planeta Terra" e "unicórnios" por "seres de luz". Bingo.
Nível Satânico: 75%
Citação Demoníaca: "(Gargalhada) Nós somos todos animais, milady!"

::: A ENCRUZILHADA (Crossroads)
Ano: 1986
Intérprete: Steve Vai
O que diabos? Clássico absoluto do cinema blueseiro. Eugene (Ralph Maccio, nosso eterno Karatê Kid) é um extraordinário talento da guitarra. Que, no meio do caminho, encontra o lendário Willie Brown (Joe Seneca) - e que, por sinal, tem o seu próprio acordo com o diabo. A dupla acaba indo para o Mississippi, berço do blues, onde nosso Eugene vai ter que enfrentar num duelo de guitarras o próprio Lúcifer - aqui, incorporado na figura de Jack Butler, interpretado pelo magistral guitarrista Steve Vai.
Nível Satânico: 60%
Citação Demoníaca: String.

::: CORAÇÃO SATÂNICO (Angel Heart)
Ano:
1987
Intérprete: Robert DeNiro
O que diabos? Uma das personificações mais assustadoras de Satanás, de uma época em que De Niro não ficava eternamente interpretando o mesmo papel. Em "Coração Satânico", ele é o misterioso Louis Cypher (acrônimo para Lúcifer, é claro) - que contrata o detetive Harry Angel (Mickey Rourke) para encontrar um cantor chamado Johnny Favorite. Conforme a investigação começa, Harry percebe que este caso é muito mais complexo do que ele sequer imaginou.
Nível Satânico: 95%
Citação Demoníaca: "A carne é fraca, Johnny. Só a alma é imortal. E a sua pertence a mim!".

::: AS BRUXAS DE EASTWICK (The Witches of Eastwick)
Ano: 1987
Intérprete: Jack Nicholson
O que diabos? O excêntrico milionário Daryl Van Horne surge em um pequeno vilarejo de New England e muda da água para o vinho as vidas de três mulheres suburbanas sem marido: Alexandra Medford (Cher), Jane Spofford (Susan Sarandon) e Sukie Ridgemont (Michelle Pfeiffer). Na verdade, ele acaba sendo conjurado para surprir os maiores desejos das moças. E elas vão perceber que é melhor tomar cuidado com o que se deseja...
Nível Satânico: 70%
Citação Demoníaca: "Eu vejo homens correndo por aí, tentando colocar seus pintos em tudo, tentando fazer alguma coisa acontecer...mas é nas mulheres que está a fonte...o único poder. Natureza, nascimento, renascimento. Clichê? Clichê...claro...mas verdadeiro".

::: A ÚLTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO (The Last Temptation of Christ)
Ano: 1988
Intérprete: Leo Marks (Voz)
O que diabos? Um dos filmes mais polêmicos da história, obra de Martin Scorsese antes de sua paixão declarada por Leonardo DiCaprio, mostra o carpinteiro Jesus de Nazaré (Willem Dafoe), mais conhecido como "O Filho de Deus", sendo tentado pelo Diabo a conhecer como seria a sua vida se fosse um homem comum, entregue aos amores "mundanos" com Maria Madalena. Que os bispos que querem proibir "O Código Da Vinci" não leiam isso.
Nível Satânico: 80%
Citação Demoníaca: "Existe apenas uma mulher no mundo. Uma mulher, com muitas faces".

::: ANJOS REBELDES (The Prophecy)
Ano: 1995
Intérprete: Viggo Mortensen
O que diabos? Filme cultuado pelos fãs de cinema nascidos na década de 80. Para acabar com a batalha entre o céu e o inferno, uma determinada alma pura deve ser levada aos domínios divinos. Para impedir a ação do implacável arcanjo Gabriel (Christopher Walken), só mesmo um padre e uma jovem garota. Embora pequena, a aparição do Lúcifer vivido pelo futuro Aragorn é primorosa. E sensacional.
Nível Satânico: 75%
Citação Demoníaca: "Deus? Deus é amor. Eu não amo você".

::: O ADVOGADO DO DIABO (The Devil's Advocate)
Ano: 1997
Intérprete: Al Pacino
O que diabos? Em uma interpretação que rivaliza com a do próprio De Niro em "Coração Satânico", Pacino encarna John Milton (nome do autor do poema medieval "Paraído Perdido", sobre a queda de Lúcifer ao inferno), o sedutor dono da maior firma de advocacia do planeta, que acaba transformando a vida do jovem e promissor Kevin Lomax (Keanu Reeves). Para pior, é claro.
Nível Satânico: 95%
Citação Demoníaca: "Vou lhe dar uma informação privilegiada sobre Deus. Deus gosta de olhar. Ele é um brincalhão. Pense sobre isso. Ele deu instintos ao homem. Ele lhes deu este dom extraordinário, e então o que Ele faz? Eu juro, para Sua própria diversão, seu quadro de humor particular, Ele determina regras ao contrário. É a maior piada de todos os tempos. Olhe, mas não toque. Toque, mas não experimente. Experimente, mas não engula. Hahaha. E enquanto você fica pulando de um pé para o outro, o que ele está fazendo? Ele está rindo pra caralho! Ele é um sacana. Ele é um SÁDICO! Ele é um senhor de terras que não se importa! Reverenciar isso? NUNCA!".

::: SOUTH PARK - O FILME (South Park: Bigger, Longer and Uncut)
Ano: 1999
Intérprete: Trey Parker
O que diabos? Este diabão, apesar do tamanho, come o pão que o diab...quer dizer, que Jesus (?) amassou no longa-metragem da turminha de South Park. Tudo por causa de sua paixão por Saddam Hussein, um homenzinho megalomaníaco e mal-educado, que adora estranhas piadas sobre pênis de borracha.
Nível Satânico: 55%
Citação Demoníaca: "Sexo é a única coisa que importa para você?" (falando com Saddam).

::: DOGMA (Idem)
Ano: 1999
Intérprete: Jason Lee
O que diabos? Embora não seja o diabo em pessoa, o Azrael de Jason Lee em "Dogma" está na lista porque, em algumas culturas, o nome se refere ao próprio Satã - embora, na maior parte das vezes, Azrael (versão em inglês de Izrail, citado no Islã) seja o "anjo da morte", um arcanjo que tem por função separar as almas de seus corpos eternamente. Em "Dogma", Azrael quer se vingar de Deus, permitindo que os dois anjos rebeldes Bartleby (Ben Affleck) e Loki (Matt Damon) encontrem a entrada para o Céu em Nova Jersey, destruindo assim toda a existência terrestre.
Nível Satânico: 75%
Citação Demoníaca: "Eu já vi filmes de Bond suficientes para saber que você nunca revela todos os detalhes do seu plano, não importa o quão perto você esteja de vencer".

::: O FIM DOS DIAS (End of Days)
Ano: 1999
Intérprete: Gabriel Byrne
O que diabos? O filme é uma bosta, isso é inegável. Mas apesar de meio canastra, a interpretação de Byrne como o senhor do inferno até que convence. Próximo da virada do milênio, Lúcifer decide habitar o corpo de um homem e buscar sua futura noiva. Se o seu herdeiro for gerado antes da meia-noite do dia 1º de janeiro de 2000, o inferno vai dominar a Terra. A única chance da humanidade reside num ateu interpretado por Arnold Schwarzenegger. Ou seja: estamos fritos.
Nível Satânico: 75%
Citação Demoníaca: "Deixe-me dizer uma coisa sobre Ele (Deus). Ele é o maior retardado da história. Ele só tem um bom relações públicas, e isso é tudo".

::: AUTO DA COMPADECIDA (Idem)
Ano:
2000
Intérprete: Luís Melo
O que diabos? Baseado na peça de Ariano Suassuna, transformou-se em uma divertida comédia para a TV global, dirigida por Guel Arraes, que na seqüência ganharia as telonas. O malandro nordestino João Grilo (um genial Mateus Nachtergaele), depois de aprontar todas, vai à julgamento no purgatório, presidido por um Jesus negro (Maurício Gonçalves) e no qual será defendido por Nossa Senhora (Fernanda Montenegro) e, como era de se esperar, acusado pelo Diabo (Luís Melo).
Nível Satânico: 65%
Citação Demoníaca: "Pronto. Lá vem a Compadecida".

::: ENDIABRADO (Bedazzled)
Ano: 2000
Intérprete: Elizabeth Hurley
O que diabos? A bela atriz inglesa assume as (poucas) vestes de um diabo altamente sensual, que oferece ao perdedor Elliot Richards (Brendan Fraser) sete pedidos para que ele possa finalmente mudar de vida. É claro que a moça diabólica usa e abusa de todas as formas para enganar o sujeito e, enfim, levar sua doce alma para o inferno. A pergunta que não quer calar, no entanto, ainda é: onde diabos Hugh Grant estava com a cabeça?
Nível Satânico: 60%
Citação Demoníaca: "Sua alma é como seu apêndice. Você nunca usa".

::: LITTLE NICKY (Idem)
Ano: 2000
Intérprete: Harvey Keitel
O que diabos? Outro filme tenebroso de tão ruim - e estrelado pelo Adam Sandler, o que é ainda mais sintomático acerca da qualidade da coisa toda. É verdade que Harvey Keitel até que se esforça no papel de Satã (aqui, herdeiro de Lúcifer), senhor do inferno que acaba traído por seus dois filhos mais velhos, interessados em criar seu próprio reino infernal. Sua salvação está nas mãos do seu abobalhado filho mais novo, Nicky. Vale pela cena final, com o Ozzy.
Nível Satânico: 45%
Citação Demoníaca: "Aquilo era um trem, filho. Não fique na frente deles".

::: A PAIXÃO DE CRISTO (The Passion of Christ)
Ano: 2004
Intérprete: Rosalinda Celentano
O que diabos? Ela fala pouquíssimo durante toda a tão polêmica obra dirigida por Mel Gibson. Mas, sejamos sinceros: nem precisa. Vivendo um demônio absolutamente andrógino mas com um olhar assustador que lembra a morte de Ingmar Bergman (no caso, o soturno Ian McKellen), ela - ou ele - assusta apenas com sua presença, atormentando Jesus com a figura bíblica da serpente.
Nível Satânico: 85%
Citação Demoníaca: "Nenhum homem pode carregar este fardo. Eu digo. É muito pesado. Salvar as suas almas (da humanidade) é um custo muito grande. Ninguém. Nunca. Não. Nunca" (para Jesus)".

::: CONSTANTINE (Idem)
Ano: 2005
Intérprete: Peter Stormare
O que diabos? Como adaptação, "Constantine" comete diversos pecados mortais. Mas, ainda assim, consegue ser um filme muito divertido. E o principal segredo está nas interpretações - a canastra de Keanu Reeves como Constantine, e a alucinada de Stormare como Lúcifer, em busca de sua alma mais desejada. Este diabo é cheio de tiques, meio louco, do tipo que você jamais gostaria de encontrar na rua. Aliás, eu não gostaria de encontrar qualquer tipo de diabo na rua, na verdade.
Nível Satânico: 85%
Citação Demoníaca: "A família vai indo bem. Você sabe como é. Ocupado, ocupado, ocupado. Preciso de férias".

4 comentários:

Silas Chosen disse...

IAN MCKELLAN interpretou a Morte em O Sétimo Selo de Ingmar Bergman? Não, Cidão! Segundo o IMDB, foi o ator Bengt Ekerot. Mas você não confundiu (lá em idos de 6/6/6) à toa. Tem um filme horroroso do Schwarzenegger chamado O Último Grande Herói, sobre um garoto que tira personagens da tela do cinema (A Rosa Púrpura do Cairo + Testosterona - Dignidade), e numa cena, personagens começam a sair da tela à rodo. Nessa cena, a Morte sai do filme O Sétimo Selo. Nessa ocasião, ele é interpretado pelo caríssimo Gandalf.

Aí sim.

Thiago "El Cid" Cardim disse...

Menino Silas,

Na verdade, o comentário foi assim mesmo, meio proposital - porque fazia referência a uma piada interna d'A ARCA, da qual juro que não me lembro. Mas acho que tinha a ver com uma provocação ao Leandro, devido ao fato de que eu simplesmente ADORO "O Último Grande Herói". De verdade, acho o filme delicioso, e com uma trilha sonora fantástica! :-)

Beijos!

Anônimo disse...

VADE RETRO!

Mitocôndrio disse...

Voltei. E vendo esta matéria, fiquei pedindo pra A Arca voltar também... :(