17/05/2010

.: MÚSICA .: Ronnie James Dio

Neste domingo (16), Ronald James Padavona perdeu a batalha contra o câncer no estômago. E o mundo da música perdeu a poderosa voz de Ronnie James Dio. Aos 67 anos, seu inigualável gogó continuava praticamente intacto ao longo das décadas. Basta ouvir "The Devil You Know", recém-lançado disco de inéditas do Heaven and Hell, banda formada pelos integrantes do Black Sabbath na época em que Dio era o vocalista. Simplesmente fantástico. Uma aula para uns e outros que se acham os senhores do Olimpo metálico.


Dio foi um dos gênios do heavy metal - a começar pelo fato de que foi o primeiro a popularizar o gesto dos chifrinhos feitos com as mãos, característica básica do gênero que o cantor trouxe inicialmente de sua avó, uma italiana que usava o gesto para espantar maus espíritos. À frente da banda Elf, chamou a atenção de Ritchie Blackmore, guitarrista do Deep Purple - que, quando abandonou a banda, tratou de chamar Dio para cantar no recém-formado grupo Rainbow. Ao sair do grupo devido a "diferenças criativas", o baixinho foi chamado para assumir o lugar de Ozzy Osbourne como frontman do Black Sabbath. O resultado foi uma revitalização na carreira do grupo, gerando álbuns de inspiração ainda mais heavy metal como "Heaven and Hell", "Mob Rules" e "Dehumanizer". Conforme eu já disse algumas vezes, sempre gostei muito mais do Sabbath da era Dio do que da era Ozzy. Em sua banda-solo, que atendia pelo nome Dio, o cantor ainda gerou clássicos como a obra-prima "Holy Diver", até hoje considerado indispensável na coleção de discos de qualquer um que se considere um headbanger de verdade.

Todos sabem que eu detesto o Dream Theater. Mas o baterista dos caras, Mike Portnoy, escreveu uma frase mais do que acertada sobre Dio:

"Parece que Dime (Dimebag Darrell, guitarrista do Pantera), Randy (Randy Rhoads, guitarrista da banda solo de Ozzy Osbourne), Cliff (Cliff Burton, baxista do Metallica) e Bonzo (apelido de John Bonham, baterista do Led Zeppelin) acabaram de achar um vocalista"

Ele não poderia estar mais certo. O paraíso, seja ele no céu ou no inferno, acaba de ver a formação de uma fantástica banda de metal. Hail, Mr.Dio.

Setlist especial em homenagem ao mestre Ronnie James Dio:
Man on the Silver Mountain
Stargazer
Kill the King
Long Live Rock 'n' Roll
Neon Knights
Heaven and Hell
Children of the Sea
I
Time Machine
The Mob Rules
E5150
Voodoo
Stand Up and Shout
Holy Diver
Don't Talk to Strangers
Rainbow in the Dark

2 comentários:

Anônimo disse...

Long Live Rock 'n' Roll, Man.

Carol V. disse...

Lamentàvel a morte do Dio... Que ele Descanse em paz!