15/10/2010

.: QUADRINHOS .: Milo Manara

Lembro até hoje do dia em que comprei a minha antiga cópia de “Kama Sutra” – não o sagrado livro indiano, mas a obra ilustrada pelo fantástico italiano Milo Manara. Minha edição era da L&PM, de quase uma década atrás, mas a Conrad agora está relançando a obra no Brasil. Não estamos falando de uma história que era a adaptação fiel do livro...mas digamos que era quase, vá lá.

Acompanhe só a descrição feita pela Livraria da Folha: “as amigas Parvati e Lulu vivem perigos mortais ao encontrar o espírito de um legendário saxofonista chamado Shiva preso no cinto de Vatsyayana, um objeto confeccionado pelo poderoso Prajapati com pele do próprio pênis. Para se salvarem da destruidora Kali, que ameaça as duas beldades, a dupla terá pela frente quatro provas que devem ser enfrentadas com o uso das técnicas ensinadas no milenar livro hindu sobre práticas sexuais, o Kama Sutra". Ui.

Sinceramente? A história é o de menos. “Kama Sutra” vale especialmente pelo traço precioso de Manara, que consegue desenhar uma mulher como quase nenhum outro artista de quadrinhos consegue. A Drunna do também italiano Paolo Serpieri era do tipo gostosona, de curvas quase reais, graças ao sombreado que lhe dava uma textura viva, de pele humana. E esta mulher não tinha frescuras ou papas na língua, se atirava sem rodeios em cima do primeiro que lhe oferecesse qualquer dose de carinho – ou uns tapas na bunda que, segundo Serpieri, era inspirada nas brasileiras. Já o falecido Guido Crepax, também italiano, fazia sua bela fotógrafa Valentina transbordar sensualidade e desejo. Mas nada se compara às fêmeas desenhadas por Manara. Ele tem traços delicados, econômicos, de uma limpeza ímpar. Mas consegue colocar sexo em cada página sem soar vulgar em momento algum.

Em tempo: Manara será um dos convidados internacionais da Rio Comicon, evento dedicado às HQs que rola na Cidade Maravilhosa. Merece a visita para ver o mestre, que está prestes a completar seus quarenta anos de carreira.

RIO COMICON
Onde:
Estação da Leopoldina, Rio de Janeiro/RJ
Quando: De 9 a 14 de novembro, a partir das 14h
Quanto: R$ 10 por dia (R$ 5 para estudantes, entrada franca para menores de 12 anos e maiores de 60)
Site oficial:
http://www.riocomicon.com.br/

KAMA SUTRA
Autor:
Milo Manara
Editora: Conrad
Páginas: 72

Nenhum comentário: