02/08/2011

.: 5 PERGUNTAS PARA...Danilo Beyruth (Quadrinista e autor de "Necronauta" e "Bando de Dois")

1) Você acha que um sujeito que queira viver de quadrinhos aqui no Brasil tem que ser, antes de tudo um abnegado? Que predicados um aspirante a quadrinista profissional precisa ter no Brasil?
Acho que a palavra certa é "obcecado". Para um iniciante, o ideal é ter autocrítica quanto ao trabalho e muita disposição pra aprender e se superar.

2) Nos últimos anos, o mercado brasileiro foi tomado por uma série de obras de excelente qualidade, do que se chama uma "nova geração das HQs nacionais" - e incluo aí não só você, mas os gêmeos Bá-Moon, a trinca de Rafaéis (Grampá, Albuquerque e Coutinho)...A que você acha que se deve este "movimento"? Ou não é nada disso, é apenas uma conjunção de fatores que culminaram na maior exposição de um bando de caras que trabalham neste mercado há muito tempo e começam a ter o reconhecimento merecido (rs)?
Não sei dizer, mas acho que 16 anos de uma razoável estabilidade econômica têm ajudado autores e editoras. Acho também que o que toda essa geração tem em comum é que todos pegaram o período em que as editoras começaram a publicar no Brasil material mais maduro que os gibis mensais da época como por exemplo "O Cavaleiro das Trevas", "Watchmen" e "Lobo Solitário".

3) Em algum momento, você já teve pretensão de entrar no circuitão Marvel-DC, como alguns colegas de profissão tentaram (alguns conseguiram, outros não)? Ou você prefere continuar com seu trabalho autoral?
A princípio prefiro continuar com material autoral, mas nada contra o circuito Marvel/DC, que aliás, remunera melhor. Tem alguns personagens e roteristas aos quais eu não diria não.

4) Num mundo cada vez mais digital, qual você acredita que é o caminho para que os quadrinhos continuem crescendo como mídia e ganhando novos e novos fãs/seguidores?
Não sei se é o caminho, e não sei como essa transição será viável, mas certamente a migração para algum modelo digital vai ser inevitável.

5) Se alguém resolvesse fazer um filme do Necronauta (vamos lembrar que adaptações de gibis estão em alta, rs), você já teria um elenco dos sonhos em mente?
Talvez o Paul Bettany como Necronauta e David Bowie de novo como Tesla (N.do E.: David Bowie já viveu o cientista em "O Grande Truque", com Hugh Jackman e Christian Bale).

Site oficial: http://evilking.net/

Um comentário:

Anônimo disse...

vc's poderiam fazer uma matéria falando quais os materiais que os quadrinistas usam para o trabalho
att...