21/09/2011

.: 5 PERGUNTAS PARA...Zezé Cavalera (vocalista da Comitiva do Rock)

1) Acredito que a música sertaneja esteja entre os três maiores inimigos declarados de boa parte dos headbangers, ao lado da axé music e do funk carioca. A mistura que a Comitiva do Rock faz foi bem aceita entre os fãs de metal, tidos como xiitas? Ou vocês sofreram algum tipo de rejeição?
Rapaz, por incrível que pareça nós temos muitos fãs do cenário Metal! Na real a gente nunca teve intenção de agradar o público Metal, e sim "levar o Metal pro povão"! (rs) Mesmo assim, tem muito headbanger que acabou conhecendo o nosso som e se tornou fã da "Comitiva". O que é algo gratificante, pois na verdade todos nós amamos Metal! Embora o som não tenha sido feito pensando no público Metal, os headbangers que tem cabeça aberta, senso de humor, e gostam do nosso som, são sempre muito bem vindos. Por outro lado, temos muitos fãs no cenário sertanejo, crianças e até donas de casa que jamais imaginaram que um dia iriam gostar de guitarra e bumbo duplo! (rs)

A "Comitiva" muda muitos pré-conceitos e ganha muitos fãs em shows. Além do som ser bem tocado, é divertido e teatral, e a galera consegue captar melhor qual o espírito da coisa. Outra coisa que agrada a galera do Metal, é que a banda ao vivo é bem mais pesada! Nos nossos shows já tocamos de Painkiller até Rebellion, com o instrumental e o timbre vocal totalmente fíéis às originais! Além de cara-de-pau, tem que ser muito Metal para levar um som desses ao vivo, no meio de pessoas que nunca ouviram falar de Judas e Grave Digger, não acha? (rs) Quanto aos xiitas, eles realmente não gostam. E nós os compreendemos, claro. Alguns de nós já fomos mais radicais quando mais novos. Mas tem metaleiro que é bem mais caipira que a gente, se é que me entende (rs)

E tem também aqueles que começaram a ouvir Metal "ontem", e acham que devem ser radicais para provar o quanto são "true", apesar de não terem um décimo da nossa bagagem. Afinal, para você misturar estilos tão diferentes, requer conhecimento, e dominar muito bem aquilo que você está fazendo. Mas rejeição é normal, e também tem a sua importância. Como dizem, "toda unanimidade é burra". E se nem Jesus Cristo agradou a todos, quem somos nós para termos essa pretensão, não é mesmo? A única pretensão é divertir a galera, levantar nossa bandeira contra quaisquer tipos de preconceito e radicalismo, e tentar unir as tribos.
Resumindo, o som da "Comitiva" foi feito para quem não é radical e está de bem com a vida!

 2) E os fãs de música sertaneja, vocês recebem algum feedback deles? Os caras aceitam numa boa ou não sabem levar a brincadeira? Aliás: algum artista como o Luan Santana, homenageado por vocês, já chegou a se manifestar (positiva ou negativamente)?
Sim, hoje já existem muitos fãs de música sertaneja sendo convertidos ao rock'n roll! (rs) Felizmente fomos muito bem acolhidos pelos principais sites de sertanejo que existem, como o Sertanejo na Web e o pessoal do Porteira Brasil! Inclusive, o pessoal do "Porteira" chegou até a cobrir a filmagem do nosso mais recente clipe (feito na zona), e alguns de nossos shows voltados ao nosso público Metal, como o que fizemos no Kazebre no começo deste ano. Hoje eles são grandes parceiros nossos, e publicam todas as nossas novidades! Isso foi ótimo, pois esses veículos estão ajudando a apresentar a "Comitiva" para esse público, que é essencialmente quem curte música caipira, sertanejo universitário e afins.

Os "xiitas" existem nesse meio também, mas como esses veículos tem nos apresentado de forma não pejorativa, citando sempre algo como "uma homenagem bem humorada aos sertanejos, feita por roqueiros", a coisa não fica tendenciosa. Isso é tudo que queríamos, pois apesar de amarmos Heavy Metal, nós também amamos a música sertaneja! Não se deve confundir o humor das paródias com desrespeito. E deixar isso bem claro, é uma preocupação que fazemos questão de ter! Quanto às duplas homenageadas, os únicos que tivemos um contato direto por enquanto foram as duplas Edson & Hudson e Cesar Menotti & Fabiano. E em ambos os casos, a resposta foi mais que positiva! O Hudson, que é 2a voz e exímio guitarrista, adorou a nossa demo e chegou a me pedir pessoalmente para participar do nosso CD, o que não chegou a rolar ainda por motivos de força maior. O 1a voz, Edson, é um fanfarrão e também curtiu muito!

Já os gordinhos, eu tive o prazer de tirar uma foto com eles, e quando fui me apresentar e mostrar a nossa versão para um clássico deles, para minha surpresa o Fabiano (1a voz) disse que já conhecia e morreu de rir quando ouviu. Ambos foram hiper simpáticos, mas o Fabiano foi demais! Ele adorou a camiseta que eu estava usando com uma caricatura dele, e pediu para eu mandasse uma pra ele. Eu mandei fazer uma extra GG e enviei pra ele no Natal! (rs) Do Luan Santana não tivemos nenhum retorno ainda, mas esperamos que todos tenham o mesmo senso de humor dos acima citados, pois apesar da toda zona, nós admiramos e somos grandes fãs de todos eles, de verdade! Não podemos deixar de dizer também, que tem muito sertanejo por aí que é fã de Metal e rock'n roll! O próprio Hudson, é um que se revelou publicamente! Porém, além dele tem muitos outros, como as duplas Christian & Ralf, João Neto & Frederico, Guto & Nando e outros tantos "headbangers enrustidos" (rs) por aí! De certa forma, com esse lance de misturar o Metal no sertanejo, a gente está fazendo o que muitos desses gostaria de fazer, mas não podem, pois tem um público e um estilo fiel a preservar, entende? Ou seja, na "Comitiva" a gente acaba realizando a fantasia secreta de todos eles! (rs)

3) Vocês têm planos de, a exemplo do que aconteceu com o mestre do brega Falcão, ter a participação de uma dupla 100% sertaneja em seus próximos trabalhos? Sei de fontes fidedignas que o Bruno, da dupla Bruno & Marrone, é grande influência sua...
Poxa, seria um grande sonho! Tem caras que realmente adoramos, e seria uma enorme honra ter no nosso próximo CD! Eu acho que o Leonardo teria tudo a ver, pois parece ser uma ótima pessoa! Sempre muito bem humorado e fanfarrão! O Sérgio Reis também parece ser gente boa demais! O Xororó é o meu grande ídolo como cantor sertanejo, mas eu acho que ele é muito sério, não sei se ele toparia uma coisa dessas! (rs)
Sobre o Bruno, nossa! Realmente sou um puta fã dele como cantor sim! Pra mim ele é o Dio do sertanejo. O cara tem uma puta pegada e um drive animal! Esse cara é Metal! Mas por mim poderia ser o Daniel, o meu xará Zezé, o Edson, o Tinoco, a Inezita Barroso, não importa! Somos fãs de todos, e a participação de qualquer um deles seria uma puta honra!! Se Deus quiser, no nosso próximo CD terá boa chance disso acontecer sim! Mas se por algum motivo não rolar, já posso morrer feliz pela presença do meu grande mestre Falcão no nosso 1º CD!

4) Um pouco de polêmica, que não faz mal a ninguém: afinal, quem tem os vocais mais poderosos, você ou o Detonator, do Massacration?
É difícil dizer, pois são dois estilos muito diferentes! Ele é um exímio vocalista de Heavy Metal, e eu sou um cantor sertanejo numa banda de Metal. Eu até tenho pegada, faço uns vocais mais rasgados e arrisco uns agudos, mas não sei cantar em inglês, e tenho um estilo mais romântico. Já o Detonator, tem agudos ultrasônicos, e como vocal de Metal não tem pra ninguém! Afinal, ele é frontman da maior banda de Heavy Metal do mundo! (rs) Ele é um grande amigo, mas tenho que ser justo: "no sertanejo, modéstia à parte, eu sou mais eu!" (rs)

5) Por último, mas não menos importante: qual é afinal a sua relação com a Vaca Metaleira? Quando você vai parar de enrolar a pobre bichinha e assumir um compromisso sério de verdade? Isso não se faz, é crueldade com os animais!
Na verdade, o que sinto pela vaca hoje é algo fraternal. Já mamei muito naquelas tetas, confesso. Mas atualmente ela é como uma madrinha pra mim. Até porque, ela foi a responsável por juntar a "Comitiva"! E justamente por este motivo, o nome do nosso CD de estréia oficial é "VACA É A MÃE!", em homenagem à figura mais importante da banda, que é a nossa vaquinha metaleira! Aliás, quem quiser conversar com a vaca, comigo ou com os demais integrantes da Comitiva do Rock, são todos muito bem vindos em nosso Facebook! Esperamos por vocês lá!

Finalizando, em nome de toda "Comitiva", gostaria de agradecer a você Thiago Cardim, por todo apoio e esse precioso espaço!...MUITO OBRIGADO, e "viva o Metal sertanejo"!

CANAIS OFICIAIS DA "COMITIVA":
Site: http://www.comitivadorock.com/
Twitter: www.twitter.com/comitivadorock
Myspace: www.myspace.com/comitivadorockoficial
Youtube: www.youtube.com/comitivadorock
Fotolog: www.fotolog.com/comitivadorock
Tumblr: http://comitivadorock.tumblr.com/
Blog: http://vacametaleira.blogspot.com/
Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=46211577
Facebook: http://migre.me/4HtYS

Nenhum comentário: