28/05/2012

.: QUADRINHOS .: Os Mortos-Vivos Vol.8 - Nascidos para Sofrer

Li, no caminho para a minha terra natal de Santos, o oitavo encadernado nacional de "Os Mortos-Vivos", da HQM Editora - caso não esteja ligando o nome à pessoa, é a hq que deu origem à série "The Walking Dead" (no ar pela Fox e lançada em DVD pela PlayArte). Não é à toa que digo, sem pensar, que este é um dos meus gibis favoritos atualmente. Que porrada. Sem spoilers, é claro, mas jamais imaginei que um autor de uma HQ seriada mainstream pudesse fazer com seus personagens, ainda mais os principais, o que Robert Kirman fez aqui.

É brutal, é visceral, é marcante, é impactante, é surpreendente. É o tipo de coisa que tira não apenas a história, mas também o leitor, de sua zona de conforto. Juro por Odin que cheguei a ficar sem ar. Gritei "Caralho!", sozinho, dentro do ônibus. Me incomodou, me deixou pensando naquilo por horas. Fiquei inconformado, até. Mexeu mesmo comigo, o que é um sinal pra lá de positivo. É um ato de coragem imenso, que merece aplausos.

Está longe de ser clichê mas, mesmo assim, faz todo o sentido. Porque, apesar dos zumbis, "Os Mortos-Vivos" é sobre o mundo real e sobre pessoas comuns, como nós. E não existe glamour ou salvações superpoderosas e multicoloridas de capa no final de um dia de luta pela sobrevivência extrema. A dor está lá e todos nós aprendemos a lidar com ela diariamente. Às vezes, os nossos dias de pessoas comuns e sem poderes cósmicos acabam de maneira bem triste.

Se algum dos produtores da série de TV tiver culhões para manter pelo menos uma das decisões finais desta edição, vai ser histórico. Talvez eles percam um monte de espectadores, porque vai ser demais para o estômago de muita gente que acompanha a trama. Mas, ainda assim, vai ser histórico.

Os Mortos-Vivos - Volume 8 - Nascidos para Sofrer
HQM Editora
160 páginas
Formato 16,5 x 24 cm
R$ 34,90

Nenhum comentário: