29/06/2012

.: QUADRINHOS .: CineSESC homenageia Ziraldo

Em 24 de outubro de 2012, Ziraldo Alves Pinto, o criador do Menino Maluquinho, entre tantos personagens, completará 80 anos de idade. Nascido em Caratinga M.G., Ziraldo é cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista. Também é o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil. 
Durante todo o mês de julho, o CineSESC homenageia essa importante figura brasileira, contará com: exposição fotográfica, filmes na sessão Cine Clubinho e interação de atores representando os personagens mais famosos de Ziraldo, (Jonw Lauro – Menino Maluquinho e Ariane Magri – Professora Maluquinha, com direção de Carlos Arruda e figurino/cenário de Alberto Camarero).

PROGRAMAÇÃO
Interação dos Personagens
Os personagens protagonistas das obras O MENINO MALUQUINHO e A PROFESSORA MALUQUINHA, serão interpretados pelos atores Jonw Lauro e Ariane Magri. Os personagens ensinarão as crianças e seus acompanhantes a desenhar os traços do Menino Maluquinho. Também contarão ao público em geral algumas anedotas retiradas do livro lançado por Ziraldo, em 1979 – “As Anedotinhas do Pasquim - Só Para Crianças Cheias de Graça”. O objetivo da participação dos dois atores é tornar ainda mais lúdica e dinâmica a exposição, aliando o didático ao divertido. Totens dos diferentes personagens de Ziraldo estarão disponíveis para o público tirar fotos personalizadas.

Exibição Documentário: Ele Era Um Menino Feliz - O Menino Maluquinho, 30 anos depois
Outra atração da programação será a exibição do documentário, Ele Era Um Menino Feliz - O Menino Maluquinho, 30 anos depois, de Caio Tozzi e Pedro Ferrarini. O filme de trinta minutos, conta a história do Menino Maluquinho, um dos personagens mais importantes da literatura infantil brasileira, através do olhar de seu criador, o escritor e cartunista Ziraldo Alves Pinto. Em um depoimento emocionante, o autor volta ao ano de 1980 para contar histórias sobre o processo criativo do livro, o impacto que a obra alcançou em seu lançamento, dentre muitas outras curiosidades.
Exposição Fotográfica
Da vasta obra multimídia de Ziraldo, a exposição contará com a apresentação de algumas das imagens mais significativas de sua atuação como chargista, ilustrador, escritor e  dramaturgo. Alguns displays autoportantes (totens), com imagens de personagens infantis, também estarão expostos.
Sessão Cine Clubinho

DIA 01 (sábado), às 11h, entrada gratuita.
Menino Maluquinho – O Filme
DIA 08 (sábado), às 11h, entrada gratuita.
Menino Maluquinho 2 - A Aventura
DIA 15 (sábado), às 11h, entrada gratuita.
Uma Professora Muito Maluquinha

Nenhum comentário: