13/07/2012

.: MÚSICA .: Dia do Rock .: Bandas de rock surgidas em filmes

This is Spinal Tap!

8) THE LONE RANGERS
O bizarro trio roqueiro de “Airheads – Os Cabeças de Vento”(1994). Cansados de jamais conseguirem ter suas canções descobertas pela grande mídia, a banda de cabeludos formada por Chazz (o sempre simpático Brendan Fraser), Rex (o sempre ótimo Steve Buscemi) e Pip (o sempre péssimo Adam Sandler) toma uma atitude radical ao invadir uma rádio para forçar o disc-jóquei a colocar suas faixas para rolar no ar. Destaque para a clássica pergunta: “no caso da separação entre Van Halen e David Lee Roth, você ficou do lado de quem?”.

7) WYLD STALLYNS 
Ted "Theodore" Logan (Keanu Reeves) e Bill S.Preston (Alex Winter) dedilham suas guitarras nesta banda de metal amadora que pode ser vista nos filmes “Bill & Ted – Uma Aventura Fantástica” (Bill and Ted's Excellent Adventure/1989) e em sua divertida sequência, “Bill & Ted – Dois Loucos no Tempo” (Bill and Ted's Bogus Journey/1991). A segunda película,em particular, é ainda mais centrada em suas peripécias musicais, já que adupla deve batalhar contra o tempo, o espaço e a própria Morte para vencer a batalha de bandas de San Dimas.

6) HEDWIG AND THE ANGRY INCH 
Baseado em uma ópera rock do circuito off Broadway, o filme independente lançado em 2000 mostra o transexual Hedwig/Hansel (John CameronMitchell) alcançando o sucesso como um rock star do gênero glam, arrombando de vez as portas do preconceito com muitas plumas e paetês.

5) THE WONDERS
Não se engane, eles não são os Beatles...embora possam parecer. Na verdade, eles são os astros de “The Wonders – O Sonho Não Acabou”(1996), película produzida pelo queridinho da América, Tom Hanks, a respeito de uma certa banda pop dos anos 60 que se transforma em verdadeira mania nacional. A grudenta música-título, “That Thing You Do”, continua tocando vez por outra nas rádios de velharias.

4) THE VENUS IN FURS
A banda comandada por Brian Slade (Jonathan Rhys-Meyers), um tipinho glam inspirado no David Bowie da era “Ziggy Stardust”, no filme “Velvet Goldmine” (1998). O nome do grupo, é claro, faz referência à canção do Velvet Underground. A trama relata a sua relação, na Inglaterra dos anos 70, com o autodestrutivo Curt Wild (Ewan McGregor) – que, diz a lenda, teria sido inspirado no próprio Iggy Pop. Nos palcos, Slade assumia a persona de Maxwell Demon.

3) STEEL DRAGON 
Fictícia ou não, uma banda formada por Zakk Wylde (ex-guitarrista do Ozzy e líder do Black Label Society), Jeff Pilson (baixista do Dokken) e Jason Bonham (baterista, filho de um certo John Bonham) merece ser ouvida. Eles são os intérpretes do grupo Steel Dragon no filme “Rock Star” (2001) – quec onta como esta clássica banda de metal dos anos 80 teria substituído seuc antor principal pelo vocalista de uma banda tributo do próprio Steel Dragon (Chris Cole, vivido por Mark Wahlberg). A história, é claro, é baseada (de maneira não-oficial) no período em que Tim “Ripper” Owens assumiu o lugar de Rob Halford nos vocais do Judas Priest.

2) STILLWATER 
O grupo de rock setentista que o menino William Miller acompanha em turnê para escrever uma história exclusiva para a revista Rolling Stone. Formada pelo guitarrista Russell Hammond (Billy Crudup), pelo vocalista Jeff Bebe (Jason Lee) e ainda por Ed Vallencourt (John Fedevich) e Larry Fellows (Mark Kozelek). Detalhe: as canções da banda executadas no filme “Quase Famosos” ("Fever Dog," "Love Thing," "Love Comes and Goes,") foram escritas pelo próprio diretor Cameron Crowe em parceria com sua esposa, Nancy Wilson – ela mesma, da banda de verdade chamada Heart. 

1) SPINAL TAP 
Uma banda de mentira que acabou se tornando lendária para os fãs de rock pesado. São as estrelas do documentário falso chamado “This Is Spinal Tap” (1984), ainda mantido inexplicavelmente inédito no Brasil e que conta as desventuras daquela que teria sido a banda mais pesada da história(afinal, seus amplificadores chegam até o número 11). A formação conta com o vocalista David St. Hubbins (Michael McKean), o guitarrista Nigel Tufnel (Christopher Guest) e o baixista Derek Smalls (Harry Shearer). Quanto ao baterista, o nome mudava com certa frequência – porque todos os músicos que se candidatavam ao posto sofriam mortes das maneiras surreais. Chegaram inclusive a fazer turnês reais, e em 2007 foram atrações do Live Earth ao apresentar uma música inédita, “Warmer Than Hell”.

Nenhum comentário: