04/04/2013

.: MÚSICA .: Sobre Pearl Jam, Lollapalooza e Multishow

Acho que esta geração MP3 ficou mal-acostumada demais. Se não for de graça, se não cair na internet, se não for do jeito que eles querem e na hora em que eles querem, os meninos fazem birra, batem o pézinho, esperneiam, fazem hashtags para ...protestar e criam memes no Facebook em busca de compartilhamentos. Em resumo: ficam de mal. Acusam suas bandas preferidas de serem capitalistas, de não pensarem nos fãs e todo aquele blá-blá-blá da esquerda revolucionária de sofá das redes sociais que já cansou.

Vejam este caso do Pearl Jam, no Lollapalooza. A banda acertou o cachê para tocar no festival. Cumpriu a sua parte, subiu no palco e, pelo que me consta, fez um baita show, deixou os pagantes satisfeitos, coisa e tal. Beleza. Não era isso que eles tinham que fazer, como banda? Satisfazer quem pagou os ingressos? Caso os revoltadinhos ainda não tenham percebido, os seres humanos normais não são sustentados pelos pais durante a vida inteira e, portanto, têm contas para pagar e filhos para sustentar. Isso inclui os músicos. Porque música, meus amores, não é caridade. É um trabalho como qualquer outro. Arte também é trabalho, não se enganem. Fazer discos, sair em turnê, tudo isso é trabalho para o Sr.Vedder e sua trupe.
 
E a negociação para transmitir o show ao vivo no Multishow era ooooooooutra coisa. Bem diferente, com cláusulas próprias. Simples assim. Outro contrato, outro papo comercial. Conversa de empresa para empresa. Não se acertaram naquele momento, nada mais natural. Acontece todos os dias. Os caras do Pearl Jam são donos da música deles, têm todo o direito de negociar como quiserem, de colocar o preço que bem entenderem.
 
Me irrita este papinho furado, que andou povoando as redes sociais nos dias de hoje, sobre como eles são vendidos, questionando seu posicionamento político, tal e coisa. Para esta gente, falta é um pouquinho de roupa pra lavar. Falta ralar, dar a cara para bater, falta suar para dar valor. Para entender que trabalho é trabalho. Por mais que o seu trabalho seja uma coisa divertida como subir no palco e tocar. Porque até mesmo fazer coisas divertidas dá um trabalho danado, ainda mais para quem está do lado de cá, para quem está nos bastidores, fazendo isso pros outros se divertirem. Disso, eu entendo MUITO bem.

3 comentários:

Anônimo disse...

geotorelxzp debt consolidation loans
debt consolidation

Anônimo disse...

Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say
that I've truly enjoyed surfing around your blog posts. In any case I'll be subscribing to your rss feed and I hope you
write again very soon!

my website money for bills

Anônimo disse...

Pretty nice post. I just stumbled upon your blog
and wanted to say that I've truly enjoyed surfing around your blog posts. In any case I'll
be subscribing to your rss feed and I hope you write again very soon!


Visit my web blog :: money for bills