27/09/2013

.: TELEVISÃO .: Agents of S.H.I.E.L.D. (com SPOILERS!)


E na noite desta quinta (26), o canal de TV por assinatura Sony Entertainment Television levou ao ar o primeiro episódio da série de TV "Agents of S.H.I.E.L.D.", primeira incursão da Marvel Films no mercado televisivo depois de iniciar uma verdadeira invasão aos cinemas. Obviamente, a trama gira em torno da mesma ambientação que os fãs já conhecem das telonas – não faltam menções ao Thor, ao Homem de Ferro e aos Vingadores, em especial no que diz respeito à chamada Batalha de Nova York. Contando com uma participação especial de Maria Hill (Cobie Smulders), braço-direito de Nick Fury, o episódio inicial foca na formação de uma equipe secreta dentro da S.H.I.E.L.D., para lidar com ameaças superhumanas antes que elas se tornem grandes o suficiente para exigir a presença de Tony Stark e sua turma.

É claro que descobrimos que o querido Agente Coulson (Clark Gregg), empalado por Loki em "Os Vingadores", está vivo. Ele simplifica a coisa, diz que ficou desacordado por alguns minutos e que sua morte foi forjada por Fury para incentivar os Vingadores. Mas embora fale que passou algum tempo no Taiti, escondido de tudo e todos, Maria Hill entrega, pelas costas, que ele ainda não sabe a verdade e "nem deve saber". Ou seja: parece que, ao longo desta primeira temporada, ainda vamos descobrir mais coisas a respeito de Coulson – seria ele um daqueles módulos-robóticos de vida artificial que o Fury tanto usava nas HQs? Será que aquela boataria a respeito de vê-lo tornar-se algo próximo ao Visão não estaria assim tão distante…? #hardcorenerdfeelings

O tal superhumano que aparece esbanjando superforça e que muita gente apostava que fosse o Luke Cage ou algo similar, na verdade é um cara comum – um trabalhador braçal alquebrado submetido a experiências por um grupo de cientistas ainda não revelado, mas que lida com uma variação do Soro do Supersoldado do Dr.Erskine, aquele mesmo que gerou o Capitão América. É claro que eles devem aparecer ao longo dos próximos episódios, e tenho cá pra mim que eles devem ser a HIDRA (que já deu as caras no filme do Bandeiroso) ou mesmo a IMA (que pode ter continuado em atividade mesmo depois da morte de seu chefão em "Homem de Ferro 3"). Mas são apenas suposições.

Combinando nas doses certas um quê de humor, ação, espionagem, nerdismo e aquela deliciosa pseudo-ciência das HQs, "Agents of S.H.I.E.L.D." é uma espécie de versão mais intimista do filme "Os Vingadores". Não faltam referências à Marvel como um todo (quando a bela hacker Skye quase repete o mantra de Ben Parker, "com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades" ou quando Coulson usa um carro voador que é herança direta da fase Jim Steranko à frente do gibi de Nick Fury) assim como referências aos filmes (o Projeto Pégaso do filme "Thor", o vírus Extremis de "Homem de Ferro 3"). Mas, mesmo quem não viu/leu todas as produções relacionadas, ainda assim vai se divertir um bocado. Porque quando Coulson apronta das suas durante a excelente sequência do soro da verdade, não é preciso ser fã de HQs para dar boas risadas.

Liga lá, toda quinta, na Sony. Começa às 21h.

Nenhum comentário: