26/11/2013

.: QUADRINHOS .: Nova dupla assume criação de Asterix

O novo - e aguardadíssimo - álbum 35 de Asterix, um dos mais famosos personagens dos quadrinhos, chega às livrarias brasileiras pela Editora Record. E marca a estreia de uma nova parceria. Ilustrado por Didier Conrad e escrito por Jean-Yves Ferri, os quadrinhos trazem os personagens épicos em novas aventuras... na Escócia, no ano 50 A.C.. É nas terras dos Pictos - povos da antiga Escócia, temíveis guerreiros com vários clãs, cujo nome dado pelos romanos significa literalmente "homens pintados" - que Obelix, Asterix e Ideiafix, entre outros personagens adorados pelos leitores, entram nas mais incríveis situações e fazem uma série de novos amigos. E inimigos!

Na melhor tradição das aventuras do mais famoso gaulês, "Asterix entre os pictos" é uma viagem épica até uma terra de ricas tradições e à descoberta de um povo cujas diferenças culturais se traduzem em piadas e trocadilhos memoráveis. Whisky? Lançamentos de troncos? Gaitas de foles? Nomes com prefixo Mac? As origens da Muralha de Adriano e do Monstro de Loch Ness finalmente reveladas? E até mesmo, quem sabe, gauleses com kilts...

Criados em 1959 pela dupla Goscinny e Uderzo, os inseparáveis amigos Asterix e Obelix já enfrentaram romanos, venceram guerras, atravessaram oceanos, conheceram a rainha Cleópatra e encararam toda a sorte de perigos. Depois de completar meio século de vida e de confusões, os heróis prediletos do mundo dos quadrinhos e sua turma contabilizam, só no Brasil, quase 2 milhões de exemplares vendidos. Em todo o mundo, os quadrinhos dos gauleses chegam à espantosa marca de 350 milhões de exemplares vendidos (que, se empilhados, equivaleriam a 766 torres Eiffel e, lado a lado, dariam duas voltas ao longo do globo terrestre), além de 110 traduções, oito filmes de animação, quatro filmes de ação e um parque temático, conquistando gerações de leitores pelo mundo.

O ilustrador Didier Conrad nasceu em Marselha, na França, e se mudou para os Estados Unidos, onde trabalhou na Disney e Dreamworks. Em 1996, criou os personagens para a animação O caminho para El Dorado, da Disney (2000).

Jean-Yves Ferri vive no sudoeste da França, em Ariège. Antes de trabalhar no mítico álbum 35 de Asterix, trabalhou na famosa série Le retour à la Terre e nas aventuras de um policial chamado Aimé Lacapelle. Ambas de muito sucesso na França.

Albert Uderzo nasceu em 1927 na cidade de Fismes, no Marne. Aos cinco anos, já demonstrava uma incrível aptidão para desenhar. Totalmente autodidata, conheceu, em 1951, o parisiense René Goscinny (1926-1977), que viria a ser seu parceiro. Em 1959, no primeiro número da revista Pilote, que a dupla de amigos ajudara a criar, é publicada, na página 20, a primeira prancha com as aventuras de Asterix. Em 1961, publicaram primeiro álbum, Asterix, o gaulês. René Goscinny morreu em 1977, deixando incompleto o álbum Asterix e os belgas. Em 1980, Uderzo passou a escrever e desenhar os álbuns da série.

Nenhum comentário: