10/12/2013

.: 5 PERGUNTAS PARA... .: Wikimetal

1) Como se diferenciar ao escrever sobre música na internet, ainda mais num território que deixa clara a vontade que algumas pessoas têm de mostrar que sabem muito mais do que as outras?
A idéia do Wikimetal e até mesmo o nome surgiu justamente para aproveitar o fato que tanta gente gosta de falar e discutir sobre Heavy Metal. O conceito do prefixo "Wiki" dá uma idéia de "colaboração". Nós temos os nossos conhecimentos por viver e respirar Heavy Metal desde 1982 e também temos muitas fontes de pesquisa, mas de maneira nenhuma temos a presunção de achar que sabemos tudo e nem acreditamos que nossas opiniões são melhores que as de outros. Por isso abrimos tantos espaços no Portal wikmetal.com.br para participação e colaboração dos WikiBrothers. Comentários e informações vindas de quem frequenta o site são sempre bem vindas.

2) Como vocês acreditam que anda o cenário do heavy metal brasileiro? É de fato o caso de termos a preocupação que alguns de nossos ídolos andaram tendo, a respeito de um suposto favorecimento, por parte dos fãs, às bandas gringas em detrimento daquelas originárias do nosso país?
Por muito tempo o Brasil ficou fora do grande circuito de shows de bandas internacionais. Hoje a realidade é outra e o Brasil é parada obrigatória nas turnês das bandas estrangeiras de tudo quanto é porte. O país vive um "bom" momento comparado à crise da Europa e Estados Unidos e o brasileiro é um povo que recebe bem as bandas. Ouvimos isso de muitos entrevistados no nosso podcast que falam da energia do povo brasileiro. Por isso temos uma verdadeira enxurrada de bandas estrangeiras tocando aqui. No ano passado foram cerca de 150 shows internacionais de Hard Rock e Heavy Metal. Isso gera uma concorrência com as bandas nacionais muito alta. Mas apesar disso, nós acreditamos que o nosso Metal está em alta. As bandas novas brasileiras são muito boas. E em sua maioria, impecáveis no quesito gravação, postura e profissionalismo. Constatamos isso durante o desafio do Monsters Of Rock quando recebemos inscrições de 1245 bandas de todo o país. Além disso, muitas bandas "das antigas" estão voltando com força total, e enchendo seus shows com o nosso fiel e fanático público. Acreditamos que o Wikimetal pode ser uma plataforma para ajudar na divulgação do trabalho das bandas nacionais. Esperamos crescer cada vez mais e nesse crescimento "levar junto" as bandas, os veículos e as pessoas que trabalham de forma séria e profissional em favor de termos uma cena Metal mais forte no país. Acreditamos e vamos investir cada vez mais esforço em nossos Orgulhos Nacionais.

3) Quem foi o artista mais gente boa que vocês entrevistaram? E já aconteceu de vocês se decepcionaram com um grande ídolo, que se mostrou muito mais mala-sem-alça do que vocês imaginaram – se puderem citar nomes, legal, se não der, a gente entende… :) Nossa, é difícil falar. Muitos, quase todos foram simpáticos nas entrevistas: Ian Gillan, Jeff Waters, Phil Anselmo, Zakk Wylde, Eddie Trunk e muitos outros. Nós pesquisamos muito para montar as pautas, e o Dany e o Nando (Daniel Dystyler e Nando Machado, dois dos fundadores do Wikimetal, ao lado de Rafael Masini) falam bem inglês, então o convidado sente o respeito e a seriedade da entrevista. Mesmo quando ela é divertida, é conduzida de uma maneira muito profissional e sempre tenta abordar alguns temas que demonstram para o entrevistado que uma pesquisa detalhada foi feita e que sabemos com quem estamos falando. É muito comum ao término das entrevistas o próprio entrevistado ou o assessor do convidado, nos elogiar e dizer que a entrevista foi realmente muito boa. E de verdade, não me lembro de nenhum mala. Eu citaria o nome sem problemas, mas não me lembro. Acho que se tivesse uma entrevista com um de nós três, esse sim seria o maior mala de todos os tempos!!

4) Como surgiu a ideia de migrar de um site noticioso para um selo musical, de fato? Vocês não têm medo de que o futuro das gravadoras e demais correlatos esteja ameaçado pela pirataria, mesmo num meio de tamanha fidelidade quanto é o do heavy metal? Desde o começo do Wikimetal, pensamos em várias ações. Algumas já aconteceram e outras ainda estão em processo de amadurecimento ou aguardando termos uma estrutura maior para viabilizar. E a ideia de gravadora Digital, sempre foi algo que namorávamos desde o começo. Agora uma coisa vai alavancando a outra. O site, o podcast, a gravadora. Um ajuda a alimentar o outro. A pirataria faz parte do nosso mundo desde a época das fitas K7. Queremos divulgar digitalmente as bandas que acreditamos. Queremos que alcancem o maior numero de fãs possíveis. Que lotem seus shows, que vendam suas camisetas e CDs. Se as pessoas, por falta de grana ou por falta de informação estão acostumadas a "baixar" as músicas ilegalmente, não podemos fazer muito a não ser tentar sempre conscientizar da importância do apoio dos fãs para preservar na ativa as bandas que gostam. E sempre foi assim. Acreditamos que os fãs que torcem e ajudam a banda, ainda são a maioria e nós estamos percebendo o movimento de apoio crescente nesse sentido. Quase 20% dos fãs de Heavy Metal já compram música digitalmente e mais de 50% compram CDs físicos mesmo nos dias de hoje. Isso é mais uma das coisas que nos dá muito orgulho de ser Metal: Sabemos que quando ficar claro pra todo mundo que as bandas só sobreviverão com a conscientização dos fãs que precisam ajudar, os fãs de Metal serão os primeiros. Por isso estamos confiantes no futuro.

5) Vocês não acham que os fãs do site podem ficar ressabiados de ver informações sobre uma banda do selo WikiMetal sendo noticiada no WikiMetal – e levantar hipóteses como "ah, mas esta banda só está aqui porque é do selo…"? De jeito nenhum. No quadro "Orgulho Nacional" já são mais de 70 bandas que apresentamos e divulgamos que não são da gravadora. E seguimos divulgando uma banda nova a cada semana. Temos muito orgulho do nosso trabalho, e somos apaixonados pelas bandas do nosso país. Vamos sempre dar espaço para as bandas boas e sérias, não importando se são da nossa gravadora ou não. Da mesma forma como sempre destacamos veículos de Metal bons e sérios que teoricamente poderiam ser enxergados como concorrentes mas nós fazemos questão de divulgar o trabalho deles no Wikimetal - você pode encontrar destaque para o Collector's Room, Lokaos Rock Show, Minuto HM, Roadie Crew, Rock Brigade, Whiplash, entre outros. O Wikimetal é como aquele refrigerante: Quanto mais Metal Melhor!!!!

Nenhum comentário: