05/12/2013

.: CINEMA .: Considerações deste blogueiro sobre o Homem-Aranha no cinema

"Homem-Aranha 2", do Sam Raimi, continua sendo o meu filme favorito do Cabeça de Teia. É o que melhor retratado o seu espírito. E também aquele que tem o melhor vilão – sempre achei que o Doutor Octopus é mais o arqui-inimigo do Escalador de Paredes do que o Duende Verde.

E também continuo gostando muito do primeiro "Homem-Aranha˜.


Já sobre "Homem-Aranha 3", gostei muito quando vi da primeira vez. Mas não resistiu ao teste do tempo. Continuo amando o Homem-Areia – e o retcon não me incomodou tanto. O que me incomodou, de fato, foi o Venom. Não precisava. Embolou o meio de campo. E ainda foi mal-retratado, se é que seria possível retratar bem um personagem que originalmente é tão meia-boca.

Gosto bastante de "O Espetacular Homem-Aranha". É um filme que tem defeitos, claro. Mas que tem qualidades também. E foram estas qualidades que me divertiram.

Acho que "O Espetacular Homem-Aranha" é melhor do que "Homem-Aranha 3", aliás.

Neste ímpeto por falar do segredo dos pais de Peter Parker, "O Espetacular Homem-Aranha" peca ao dar menos força à morte do Tio Ben, que é um elemento definidor do caráter de Peter como herói. Além disso, no caso do Lagarto, fez falta a sua conexão com a família, que é uma das grandes graças do vilão nas HQs. Estes são os principais defeitos do filme.

Mas "O Espetacular Homem-Aranha" também acerta, em especial no tom bem-humorado que dá ao herói quando ele veste a máscara. As piadinhas típicas do Aranha fizeram falta em toda a fase Sam Raimi. Outro acerto: Andrew Garfield. Ele é mais jovial do que o Tobey Maguire – de quem eu até gosto, confesso. Mas me deixava meio de bode aquela cara de choro. E acho que a química entre Garfield e Emma Stone funciona melhor, mil vezes melhor, do que a química entre Maguire e Kirsten Dunst. Ela, aliás, nunca foi a MJ de verdade. Já a Emma incorporou de fato a Gwen Stacy. E este lance de ela ter um quê científico não me incomodou em nada.

Não consigo ver o Peter Parker de "O Espetacular Homem-Aranha" como sendo um moleque emo, e tampouco o romance entre ele e Gwen como algo na linha "Crepúsculo". Posso dizer com tranquilidade porque, diferente de muitos críticos que estão com esta frase na ponta da língua para causar impacto, eu vi "Crepúsculo". E sei dizer que existe um abismo de diferença.

Qual é o problema no Peter de "O Espetacular Homem-Aranha" andar de skate? Sério que vocês vão se apegar nesta bobagem para dizer que o personagem não combina com o Peter das HQs? Faz favor.

O herói de "O Espetacular Homem-Aranha" é bem mais Ultimate do que a versão comum. Assim sendo, faz total sentido a escolha dos visuais de Electro e Rhino em "O Espetacular Homem-Aranha 2. Não tinha qualquer necessidade daquele uniforme verde e amarelo, vá.

A versão Ultimate do Homem-Aranha é legal pra caramba – tanto a fase Peter Parker quanto a fase Miles Morales. A versão Ultimate, aliás, anda BEM melhor do que a versão comum, do universo 616. Se esta é a inspiração de Marc Webb, ele está indo beber no lugar certo.

A cor da pele de Max Dillon nunca foi um elemento definidor de sua personalidade. Assim sendo, o Electro ser vivido por um ator negro em "O Espetacular Homem-Aranha 2" não me incomoda em nada.

Continuo achando que o Electro vai ser mesmo o grande vilão de "O Espetacular Homem-Aranha 2". O Rhino deve aparecer só ali, como figuração, marcando presença para um futuro Sexteto Sinistro no futuro quarto filme. É mais um vilão que vai levar porrada do Aranha em meio a um monte de gracejos.

Pelo que vemos no trailer, Harry Osborn deve se tornar um protótipo de Duende Verde em "O Espetacular Homem-Aranha 2", para cumprir os desígnios do pai moribundo. Mas acho que ele deve aparecer daquela forma só fim do filme. Isso sou eu, arriscando.

Não vi "O Espetacular Homem-Aranha 2" ainda. Mas já acho que este Harry Osborn é bem mais Harry Osborn do que o Harry Osborn dos filmes de Sam Raimi. Com todo o respeito ao James Franco.

Tô torcendo para ver o J.Jonah Jameson em "O Espetacular Homem-Aranha 2". E sei que seria complicado. Mas se ele fosse novamente vivido pelo J.K.Simmons, seria brilhante. Ainda não falaram nada sobre isso ainda. Mas poderia ser uma pequena ponta, que seja.

O Tumblr oficial do Clarim Diário, aliás, sinaliza um monte de coisas legais que poderiam ao menos ser mencionadas em "O Espetacular Homem-Aranha 2", tipo o Ned Leeds, o Spencer Smythe e o Shocker. Seria orgasmático.

O uniforme do Aranha em "O Espetacular Homem-Aranha" não é sensacional. É só OK. Poda ser melhor. Mas este uniforme de "O Espetacular Homem-Aranha 2" é MUITO legal. Melhor ainda do que o uniforme do Aranha em qualquer um dos três filmes do Sam Raimi.

Os efeitos do Aranha se balançando pela cidade em "O Espetacular Homem-Aranha" são incríveis. A cena dos guindastes é lindíssima. Emocionante. Tanto quanto o momento em que ele salvo o garoto na ponte.

Os disparadores orgânicos de teia em "Homem-Aranha" não me incomodaram. Mas vê-los novamente mecânicos em "O Espetacular Homem-Aranha" é legal pra caramba.

Não faço questão que "O Espetacular Homem-Aranha 2" seja perfeito. Só faço questão de ele seja divertido. E de que tenha o espírito do personagem. Pelo trailer, consigo dizer que sim. Sei que americanos são mestres em fazer trailers e, portanto, posso quebrar a cara quando o filme estrear. Mas, até o momento, estou empolgadão.

Nenhum comentário: