10/02/2014

.: VÍDEO DA SEMANA .: Primeiro clipe de projeto de líder do Nightwish sobre o Tio Patinhas

Tuomas Holopainen, tecladista, principal compositor e líder da banda finlandesa de metal sinfônico Nightwish, sempre foi um fanático declarado pela Disney. Nunca escondeu isso de ninguém e espalhou referências, ainda que discretas, às obras do estúdio do velho Walt nas canções de seu grupo. Mas, em seu primeiro disco solo, ele foi além - e resolveu criar uma obra conceitual inspirada em "'The Life and Times of Scrooge McDuck". O disco, de mesmo nome (sem o McDuck, apenas para efeitos autorais), tem total apoio do autor da HQ original - no caso, Don Rosa, o roteirista/ilustrador mais importante dos gibis dos patos da Disney depois do lendário Carl Barks.

A trama da história - com 12 capítulos e cerca de 210 páginas no total - gira em torno do passado do Tio Patinhas, em como ele viajou quilômetros e quilômetros nas mais adversas condições e trabalhou duro na mineração de ouro em busca da fortuna que viria muitos anos depois. Os capítulos se espalham do século XIX até a década de 50.

O clipe do primeiro single do disco, "A Lifetime of Adventure", foi divulgado recentemente e é uma espécie de ode de Holopainen ao trabalho de Rosa, talvez um dos nomes mais subestimados das histórias em quadrinhos mundiais. Ao invés de optar por uma animação que contasse parte da história, o vídeo alterna momentos da gravação da canção, cantada pelas vocalistas finlandesas Johanna Kurkela e Johanna Iivanainen, com a relação entre o compositor e Rosa (uma figuraça, careteiro como ele só), enquanto este último faz o belíssimo desenho exclusivo da capa do álbum.



Previsto para ser lançado ainda este ano pela Nuclear Blast Records, "A Lifetime of Adventure" reúne Holopainen novamente com o maestro Pip Williams - que colaborou com Tuomas nos discos "Once" (2004), "Dark Passion Play" (2007) e "Imaginaerum" (2012) – nos arranjos de orquestra...no caso, a London Orchestra e o coral Metro Voices, também de Londres. Além das duas cantoras, teremos os vocais masculinos de Tony Kakko (o versátil e excelente cantor da banda Sonata Arctica) e Alan Reid.

Outros músicos convidados serão Troy Donockley (instrumentos de sopro), Mikko Iivanainen (guitarra, banjo), Teho Majamäki (didgeridoo, o instrumento de sopro dos aborígenes australianos), Jon Burr (gaita) e Dermot Crehan (violino solo).

Eis o tracklist oficial do álbum:
'Glasgow 1877'
'Into The West'
'Duel & Cloudscapes'
'Dreamtime'
'Cold Heart Of The Klondike'
'The Last Sled'
'Goodbye, Papa'
'To Be Rich'
'A Lifetime Of Adventure'
'Go Slowly Now, Sands Of Time'

Nenhum comentário: